sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sobre o projeto



Educar é um ato de assumir compromissos com o aprendizado do educando. É trazê-lo ao conhecimento inesperado, despertado do inconsciente e do anonimato e, é também, desafios para aprender ensinando. É acima de tudo, sentir prazer em ensinar e aprender.
Ensinar um novo idioma no Brasil, como segunda língua, é ainda um grande desafio para todos nós, professores, que nos deparamos dia-a-dia com alunos desestimulados e não interessados em aprender por uma didática enfadonha de professores que fazem do “pó e giz” seus únicos recursos de trabalho. Mas um grande desafio ainda está em nós, professores, que mesmo com poucos recursos tecnológicos, e na ausência de materiais didáticos, conseguimos restaurar muitos dos alunos o aprendizado pela busca de conhecimentos que nós professores idealizamos para a construção de valores sociais dos nossos alunos, através de trabalhos em grupo, formando e construindo conhecimentos, mas respeitando e valorizando os laços culturais existentes.

Aprender uma segunda língua não é mais um status da sociedade, é obrigação. A língua inglesa, em especial, está obrigatoriamente inserida em nosso convívio social. O mundo fala o inglês, mesmo não sendo a língua oficial da sociedade, este idioma é o termômetro das interações sociais e econômicas.

Fala-se muito em globalização, mas onde e como está inserida em nosso convívio social? Até que ponto pode explorar os meios de comunicação para que possamos ter um conhecimento do que se passa em outra comunidade lingüística? E o que dizer da língua, como e onde é falada e entendida? Que meios podemos facilitar a compreensão do interventor do conhecimento?

Conhecer a língua de um povo talvez implique conhecer a cultura desse povo, mesmo com intervenções providas de interesses econômicos, a língua facilita a convivência social e é diferenciada pelos laços culturais existentes por gerações.

O desenvolvimento do projeto teve como base legal a Leitura do livro Hamlet de Willian Shakespeare em três oficinas de leitura, onde a princípio, assistimos ao filme Shakespeare Apaixonado de John Madden para situarmos a época de Shakespeare enfatizando o teatro como recursos altamente valorizado pela época, em seguida assistimos ao filme da mesma obra Hamlet com Gibson para, assim, compararmos a leitura do livro com as diferentes leituras cinematográficas. Com isso as turmas foram divididas em cinco grupos e entregue a elas um texto para cada um dos grupos onde eles puderam classificar a crise nervosa de Hamlet em cores diferentes e gráficos e, finalmente, apresentar este trabalho recitando o poema personalizado, mas antes, visitar o teatro Deodoro em Maceió e assistir uma peça teatral para que assim comparássemos sobre o teatro da época de Shakespeare com o teatro dos dias atuais. Discutir com os atores a importância do teatro para a vida deles e até que ponto isso influência na vida deles.

Pautados nesses aspectos e princípios, foram realizadas 6 hs de oficinas de leituras, 8 hs de vídeos, 4 hs de seminários, 8 hs de visita ao teatro Deodoro com direito a peça teatral em cartaz O Mágico da Cia Ganymeds no Teatro de Arena, resultando assim 40 portfólios de 8 turmas diferentes e um blog com a participação dos alunos envolvidos (http://semeandoliteratura.blogspot.com/).

Os alunos envolvidos compraram o livro Hamlet de Willian Shakespeare com direito a desconto especial da Editora Martin Claret, de onde fizemos as leituras e exploramos textos da mesma obra e fizeram portfólios dos relatórios das atividades realizadas, visitamos ao teatro e assistimos uma peça teatral. O resultado deste trabalho se deu com a apresentação de todas as turmas em seminários nas aulas, incorporando o personagem nas leituras e interpretações, como também, portfólios e um blog com acesso direto dos resultados.

A insatisfação do projeto por parte de alguns alunos, a meu vê, é por não permitir que as inovações de conhecimentos que eu tenha a propor não é de seu interesse e muito menos pela disciplina ou simplismente por desinteresse pessoal. Apesar que muitos deles não irão fazer o PSS e muitos que irão fazer não serão da lingua em questão. Por fim, a intenção aqui atribuída é de inteira responsabilidade da aprendizagem e conhecimento da literatura universal. Sendo esta muito influenciada e incorporada para quem melhor soube aproveitar e, certamente, nos concursos de vestibulares com reflexões aqui levantadas nas participações de leituras e seminários que, certamente, foram sim de muita importancia para o crescimento educacional na escrita, na formação das idéias, no crescimento pessoal. Justifico, ainda, que não tive a intençao de tratar de minhas aulas apenas o uso de pó e giz como únicos recursos de interação mas a interação da leitura e produção textual, pesquisa, curiosidades, esperimentos nas artes cênicas etc. e assim, tenho a sã consciencia que pude, de alguma forma, levar o conhecimento aos meus alunos de uma forma direta com a leitura de uma obra literária inglesa, vídeos e reflexões pertinentes para o ensnino e aprendizado que, assim, consequimos interagir durante este período que juntos estivemos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Cicera Rosiane 3anoC
Gostei muito desse projeto, demorou mas foi realizado e é por isso que venho escrever esse comentario, dizendo que foi bastante prazerouso.e espero que possa ser realizado outro projeto antes de acabar o ano.

Anônimo disse...

As oficinas foi fundamental, pois uma aula acampal os alunos aprendem mais e se entereçam mais pelo projeto .Estás de parabens pela união das turmas neste grande projeto.

Anônimo disse...

Posso garantir que esse foi o primeiro projeto que vc fez e eu gostei nos motivou a ser criativo e infelizmente não posso participar de outro pois esse é o meu ultimo ano

Anônimo disse...

MARIA APARECIDA QUINTINO DO 3ANOcMM

Unknown disse...

gilney 3ano D.

eai professor ficou muito massa, gostei de + continui fazendo esses projetos.

parabéns.

Unknown disse...

gostei do projeto...podemos desenvolver varias coisas importantes pra nossa aprendizagem...(agora a parte negativa)esse projeto tomou muito tempo e quando estamos em etapa final do ensino médio tempo é dinheiro...poderiamos ter aproveitado mais se tivessemos gastado esse tempo em função da lingua inglesa...certo q a literatura é de suma importância pra vida de todos nós...mas foi bem proveitoso aos alunos do 3°"b"
Paula Géssica da Silva.3°ano b

Unknown disse...

julyana martins cardozo 3ano D.

bom em primeiro lugar, eu quero agradesser ao professor, por nos dar uma oportunidade dessas para que com ela aprendermos e possamos chegar ao nivel que podemos criar há nossa propria peça de teatro. Bom lá nas ofinias aconteseu varias e varias coisas interesantes.
e com elas eu tenho certeza que nós nos desenvolveremos muito mas.
estés foram um dos progetos mas interessantes que ocorreu no estado,e sei que todos que participaram gostaram muito, pois cada um de nós fizemos nossas proprias peças. Todas forão interessantes as meninas se enteressarão muito, com tudo que acontesseu neste progeto. Bom espero que ocorra muito mas progetos na escola estadual manoel de Matos.
eu to no terçeiro ano D. Se eu passar esse serar meu utimo ano de estudos na escola estadual manoel de matos.

Anônimo disse...

O PROJETO NÃO FOI PROVEITOSO QUANTO SE ESPERAVA, A QUESTÃO DO TEMPO QUE TIROU TODA ATENÇÃO QUE LEVOU OS ALUNOS A NÃO SE INTERESSAR DE FORMA COMPLETA E QUE CHEGASSE A UM BOM RESULTADO.
NO INICIO FOI TUDO INETERESSANTE, PORÉM NO FINAL DA HISTÓRIA ACABOU SENDO TUDO CONTRADITÓRIO. PROCURANDO AVALIAR DE CERTA FORMA TIVEMOS MUITOS TRABALHOS EM RELAÇÃO AO PORTIFÓLIO, ENTRE OUTROS. DEVERIA TER MAIS QUESTÕES ENVOLVIDAS COMO A CRIAÇÃO DE POESIAS, REALIZADAS PELOS ALUNOS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, QUE MOTIVASSE, POIS AS COLOCADAS NÃO FORAM O QUE ESTAVA EM NOSSA MENTE,POIS PENSAVÁMOS QUE SERIA UM PROJETO INESQUECÍVEL. PORÉM NÃO FOI, ESTE FOI APENAS MAIS UM A MAIS, QUE SERÁ SOMADO A TANTOS OUTROS QUE JÁ REALIZAMOS.

Anônimo disse...

O PROJETO FOI BOM, APESAR DE DEMORADO. INCENTIVAR A LEITURA E OUTROS FATORES IMPORTANTES FORAM BASTANTE EXPLORADOS. ALÉM DISSO DE MOSTRAR AOS ALUNOS A ARTE VIVIDA NAQUELA ÉPOCA, POR SINAL MUITO BONITA. FOI TUDO MUITO BOM!

Anônimo disse...

O PROJETO FOI BOM!
FOI LEGAL TRABALHAR COM LITERATURA, EXPLORAR O LIVRO... ENFIM.
MOSTRAR AOS ALUNOS UM POUCO DA ÉPOCA ELIZABETANO FOI MUITO BOM!
PARABÉNS AO PROF.
E A TODOS OS ALUNOS!

Anônimo disse...

O PROJETO NÃO FOI BOM! DO JEITO QUE FOI MOSTRADO PARA OS ALUNOS NO ÍNICIO NEM CHEGOU PERTO!
COM TANTO ADIAMENTO FOI FICANDO CANSATIVO TRABALHAR COISAS DE POUQUISSÍMA IMPORTÂCIA, COMO POR EXEMPLO O PORTIFÓLIO,TANTA EXIGÊNCIA PRA PRATICAMENTE NADA!!!
DEVERÍAMOS NOS PREOCUPAR COM COISAS IMPORTANTES, POR EXEMPLO O PSS, QUE POR SINA JÁ ESTA PRÓXIMO!
QUE EU SAIBA NÃO IRÁ CAIR NADA SOBRE ESTE PROJETINHO!
FOI TUDO UMA PERDA DE TEMPO, PRATICAMENTE!!!!!!!!!!
ESPERAMOS QUE O PRÓXIMO PROJETO SEJA BEM MELHOR!!!

Unknown disse...

o projeto nao tem nem explicaçao
desde o começo com as oficinas até o ultimo momento com a apresentaçao final.
a viagem ao teatro contribuil bastante deu pra entender mais de tudo um pouco...
hamelt é concerteza um dos temas mas interessantes que ja ví.
concerteza poderia ter sido melhor mas valeu ápena
spero que outros projetos sejam prazerosos assim
foi dez....

Anônimo disse...

"Ser ou não ser, eis a questão." Se faz algo, é criticado. Se não o faz, é acomodado. Vai entender esse povo! Povo este que é influenciada por outros e juntos, se deixam alienar-se sem base concretas do que diz a respeito. Este projeto, pelo que me ver, tem sim grandes fundamentos de ensino/aprendizagem e, parabenizo o professor pela iniativa, coragem e talento. Digo, ainda, não se deixe levar pelo inconformismo de alguns que não querem ou nunca quiseram aprender desta forma. Mais uma vez, parabens teacher. VocÊ é brilhante!