quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Prometeus - A revolução da mídia

~

http://www.youtube.com/watch?v=5SJup6CGiO4

No vídeo "Prometeus, a revolução da mídia" de Claudio Torres inica afirmando que "o homem é Deus" por estar presente em todas as coisas e em todo o lugar do mundo. Ele afirma ainda que o mundo de "Prometeus" começou com a revolução da mídia com a internet no final do último século. Diante das afirmações e de muitas outras informações que as pessoas são naturalmente obrigadas a absorverem a todo instante, todos os dias, elas se tornarão em um "Prossumer". A partir das evoluções e ciações cibernéticas as pessoas podem se tornar em quem elas quiserem, sem sentimentos. "A venda de memória torna-se uma negociação normal". O autor consegue prever o resultado da midia em 2050 e afirma que "Prometeus" será a empresa que financiará todas as missões espaciais e se tornará o maior mercado do planeta. Na inversão dos papéis, o "avatar terrestre" será a nova realidade.


Alunos UNCISAL/ADS 2011.2
Responda:

A partir de sua compreensão das informações do video acima, baseado na revolução da mídia, dê o seu ponto de vista, considerando que o vídeo é uma demonstração fantasiosa do autor, o que você pode afirmar da verdade contida neste video que não foi exibido, mas você consegue prevê para o futuro próximo.

46 comentários:

Jonathan Fialho disse...

De certa forma o autor fantasiou em algumas idéias, no entanto o mundo está caminhando para um futuro mais ou menos parecido com o do vídeo mostrado, onde as pessoas dependeram cada vez mais da internet. Já se consegue fazer compras, relacionamentos, vandalismo, faculdade, analisar dados bancários, trabalhar e etc. As vezes eu tenho medo da evolução, pois o mundo caminha de níveis organizados para níveis cada vez mais desorganizados.

DODY AQUINO disse...

Surreal? Talvez,mas com certeza muitas verdades/realidades. Ora já não vivemos na era da sociedade da informação, do consumo e do conhecimento etc?
A sociedade do "prossumer" já é mais do que realidade, é fato. Agora é a vez de produzirmos e auto-consumirmos. É o auto-canibalismo digital-virtual.2050 promete! Prometeus!

Gleicivânia Rufino disse...

O vídeo pode até ser fantasioso, mas fala a verdade! Afinal, hoje em dia, as pessoas usam a internet para se comunicar, fazer compras, assistir filmes e shows, saber notícias e entre outras funcionalidades! Não é mais preciso sair de casa para fazer essas coisas, em apenas um clique, podemos fazer isso tudo e muito mais, só que tem um ponto negativo, não há segurança o bastante para as pessoas confiarem e se entregarem de vez a era digital. Há pessoas que ignoram esse fato e não a usam diariamente. No entanto, há outras que mesmo com renda baixa, procuram uma Lan House para usufruir dos benefícios da internet. O “prometeus” pode sim ser a ferramenta do futuro, se facilitar a vida de todos.

Edvaldo Neneu da Silva disse...

É isso ae pessoal, o mundo de "prometeus" é assustador, mas não devemos temer do desconhecido, é momento de participar, esperimentar e tirar proveito do que essas tecnologias e mídias oferecem de melhor e, essa mídia (internet), tem muito a nos oferecer. Então, participe, ouse, crie, inove, produza, construa... faça tb parte desse mundo, mas viva o real.

Everton Araújo disse...

O vídeo exagerou dizendo que o homem é Deus e sabe de tudo (afinal não conhecemos tudo o que existe no mundo), mas todo o resto é pura realidade, os meios de comunicação antigos estão desaparecendo conforme a tecnologia avança. Poucas pessoas lêem o jornal atualmente, por exemplo, se quisermos saber alguma informação, a internet está disponível em todo lugar, a qualquer hora. Mas não só para isso ela é utilizada, pessoas fazem compras, se comunicam, assistem programas, entre muitas outras. Infelizmente tem seu lado ruim, pessoas podem ficar viciadas/doentes por causa de suas “mil e uma” utilidades, um ser humano no mundo virtual pode ter várias personalidades. Pelo que a sociedade é hoje, o prometeus pode fazer parte de praticamente toda a nossa vida em um futuro que pode estar próximo.

Fernando Bezerra disse...

O vídeo é um pouco exagerado, mas na verdade como o amigo jonathas citou é um caminho para o "futuro".
A tecnologia se torna cada vez mais presente na vida das pessoas
tornando-se algo fundamental.
mas supondo que estivessemos no ano 2050 acharia impossível descartar algo com relação a idade contemporanêa. se notarmos hoje em dia ainda vivemos algo sobre a antiguidade.

Anônimo disse...

Com base nesse vídeo,
há um mundo fantasioso...com relação a tese de como caminha a evolução da internet,é muito pertinente pois acredito sim...que nos próximos 50 anos,nossas expectativas serão apenas recordações otimistas de época,claro sem perder a essência do que aprendemos antes dessa evolução...tudo ao redor desse mundo,vai muito álem dessas previsões futuristas,por que até aquilo que não se sonha hoje, amanhã já sera realidade.

Davi Bispo disse...

Acredito q a tendencia é realmente acontecer o q os de ficçao tanto tentam prever, mas devemos ter controle sobre tanto avanço e priorizar a qualidade de vida humana.

azul disse...

É assustador, mas ele nos mostrar a evolução digital que estamos vivendo, e que temos de nos adequar, dizer que o homem é Deus é muito exagero, mas a evolução é essa e temos q aproveitar mesmo.

Marcinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcinho disse...

O vídeo de uma forma até que exagerada e surreal, comparando Deus ao homem, nos mostrar a realidade que estamos vivendo e aprendendo a viver, já vivemos as novidades digitais agora, imaginem em 2050. Como vai ser? promete muito!!

Deise Renata disse...

O vídeo retrata a evolução da mídia de forma exagerada, porém muito interessante. É fato que a internet modificou a forma como lidamos com a informação. Por consequência, imaginar sua predominância e superioridade num futuro próximo é bem aceitável.

paulinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paulinha disse...

A internet hoje é a base de diversas atividades, as pessoas a utilizam para ingressar em redes socias, realizar pesquisas, controlar finanças, entre outras. Em "Prometeus- A revolução da mídia", o autor mostra que essa expansão pode ser maior, e provavelmente será. O fato é que mídias como tv, jornal e rádio não têm mais a utilidade de 10 anos atrás. Não é que com ela poderemos ser "DEUS",
mas seremos capazes de conhecer e estar cada vez mais em lugares diferentes.

Thiago de Mendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago de Mendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago de Mendonça disse...

O que o video relata não foge muito a realidade.O que está acontecendo é um mundo real cada vez mais interligado ao mundo virtual.Quase tudo pode ser feito com o uso da internet.Televisão,radio,relacionamento social,jornais,sistemas bancários,etc,todos através da internet.É o mundo na tela de seu computador! Não é apenas modismo, a revolução da mídia é cada vez mais real e em um futuro próximo, previsões como a deste documentário poderão acontecer!

Unknown disse...

Na sociedade contemporânea os meios de comunicação e informação convergiram para a internet. No vídeo, o autor expõe de forma futurista o que essa convergência pode causar. De fato, cada vez mais a internet se tornará algo indispensável para a vida humana, seja no trabalho, no laser, na ciência, etc.

Alyomara disse...

O vídeo fala de uma nova era: a era da evolução tecnologica , até onde nossa imaginação é capaz de ir?? o autor Claudio torres vai além de muitas expectativas reais,talvéz, até diria que ele exagera ao ponto de dizer que o "homem é Deus".Está cada vez mais conectados com o mundo não quer dizer que em uma segunda vida seremos dominadores e nem mesmo sabedores de tudo,as máquinas não substituirar a vida "olho a olho" o contato físico.Mesmo diante de tanta criação ainda continaremos com as dúvidas de quem somos e o que é a vida...???

Tecnologia no Mundo disse...

A minha opinião a respeito do vídeo "Prometeus - A revolução da mídia"

- Relata a realidade do nosso futuro certo que nem tudo que passa no vídeo podemos levar ao pé da letra, mais olhando o conjunto como um todo é a futura realidade, ele vai ao extremo quando afirma que "o homem é Deus", isso não se tem comparação quanto mais afirmar, agora quanto a tecnologia essa sim é verdade, em nosso convívio tivemos um cara chamado "Steve Jobs", que provou ao mundo que o futuro é isso ai, ele trouxe o futuro para o presente, coisas que só víamos em filmes estão se tornando realidade então com isso posso afirmar que o vídeo a respeito da revolução e evolução da mídia é real, hoje grandes empresas relacionadas a mídia digital, estão cada vez ficando maiores e mais poderosas e com poderes para fazer o que o que vimos neste vídeo.

Nanna Mariia disse...

O video de certa forma mostra a nossa realidade.O mundo mudou,nós mudamos.E o pré histórico agora é "NÃO ESTÁ CONECTADO".
Mas o autor exagera quando compara " o homem a Deus ".
Vivemos em um mundo onde se é cada vez mais impossivel viver sem
a internet.O mundo real está cada vez mais interligado com o virtual.
E não será de se assustar se essas previsões do autor ou até coisas piores aconteçam daqui a alguns anos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O autor viaja ao comparar o homem a Deus, mas pelo que vemos de evolução, principalmente tecnológica, ao longo da história podemos esperar que o homem consiga realizar coisas inimagináveis como viagens para lua como se estivesse viajando do Brasil para Àfrica por exemplo, ou robôs fazendo operações complexas como cirurgias delicadas ou no desarmamento de bombas, porém o futuro é incerto, o que podemos fazer é esperar para vê quais farsanhas o homem será capaz de criar.
wellington(viçosa), ADS 2012.1.

Unknown disse...

De certa forma a comparação entre o homem ser Deus pelo fato do homem conseguir ser "onipresente" graças a tecnologia integrada a internet é algo indiscutível. é claro que o autor "viaja" bastante, mais o mundo está evoluindo para um futuro cada vez mais digital, a tendência é facilitar cada vez mais o acesso a informação. no caso da mídia mais comum como TV e Rádio, já estão sofrendo com a queda de audiência e o autor acerta em cheio falando que o rádio migrará para a internet, já os canais de TV's estão se atualizando. (se não pode vence-los junte-se a eles) qual emissora de TV hoje não tem seu Site na rede? esse é só o começo de uma ferramenta poderosíssima que é a internet.

iGerb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iGerb disse...

A ideia do vídeo pode não ser tão fantasiosa assim, com o grande crescimento da internet hoje em dia, vemos que mais e mais pessoas a usam de varias formas, desde passa tempo, a trabalho, com isso a busca das empresas de comunicação pela inovação é um fato, tanto que hoje vemos Tv, radio, jornal, tudo dentro da própria rede, e claro que as empresas que trabalham no meio não ficariam para trás, buscando a cada dia crescer mais, sempre tendo tudo num só lugar, assim a ideia do vídeo não parece ser tão impossível quanto pensamos, estamos em uma era de inovação, achar que tudo isso pode ser fantasia é estar vivendo em uma.

Unknown disse...

Dependemos muito da tecnologia hoje, certo.Mas analisando os extremos...

1)Percebo que tem gente que apoia quase 100% do q é relatado o video...

No final deixa claro (pelo menos no meu ponto de vista),que a conexão entre as pessoas será muito mais forte na web.E que graças a futura tecnologia, o mundo será melhor. Todos trocarão informações com liberdade.Terá sensibilidade e criatividade de sobra para nossos sentidos... parece ser plausivel,pois da pra encarar isso como liberdade e felicidade.

Marluce Albuquerque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marluce Albuquerque disse...

O autor do vídeo mostra que a tecnologia vem avançando de uma forma assustadora, porém nenhuma tecnologia será capaz de transformar o homem em Deus. Temos sim que participar, acompanhar essa tecnologia, pois facilita e muito nossas vidas, mas sempre com os pés no chão.

Jonas Mendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jonas Mendonça disse...

Na minha opnião...Não achei certo o Autor comparar o Homem a Deus. Mais nas outras partes do vídeo é possivel q acontessa muitas coisas q mostra. Mas devemos ter cuidado. Muito do que já dependemos é de falsas necessidades,ou seja, falsa felicidade.
Acho q não precisamos depender de toda essa tecnologia q é relatada.Pois poderemos acrescentar mais ilusões e vicios em nossa vida.
Jonas Maurício Mendonça
ADS 2012.1

João Pedro Neto disse...

Podemos levar em consideração, como também ja foi visto claramente por colegas , que o outor esboça um pensamento crítico para visões religiósa. Porem o video relata de forma nítida uma possível revolução da midea, como desde nossos antepassados evoluem a procura de inovações e empreendimentos que facilitem e viabilizem sua: comunicação, locomoção, aprendizagem, expressão, etc. E como pode ser visto através da espreção do texto "tudo está diante de nós", porem nos curvamos a imaginar uma realidade breve de acontecimentos marcantes para a população de certa forma.



João Pedro Romão
ADS

Emerson Costa disse...

Acredito que, o que o autor diz através do vídeo, já seja uma realidade atual, e dentre suas "previsões" eu somente desconsidero a precisão das datas por ele citadas. Além disso, a comparação que o mesmo faz entre o homem de hoje (que têm à sua disposição acesso a quaisquer informações e, por isso, aparenta oniciência) e Deus (revelado onipresente, onipotente e oniciente, através da Bíblia Sagrada) somente atenta para uma suposta semelhança entre Deus e Ciência.

Moab Amorim disse...

O homem é Deus, esta é a frase que inicia o vídeo, inicia mostrando o orgulho e vaidade daqueles que acham que as conquistas atuais ultrapassam a barreira do maravilhoso.
Concordo em certos pontos das previsões como: A mídia ataca e a internet contra ataca, essa guerra marca a importância que o autor dá ao capitalismo selvagem. A internet é muito mais que simplesmente dinheiro, ela reduz as distancias do conhecimento, retira as barreiras da informação, e principalmente hoje, dá ao simples cidadão o poder de interagir com os outros de forma instantânea. Não acredito em pensar em second life quando na first life ainda não nos importamos com a pobreza e fome. Fora com "Prometeus" que ainda não se tocou que o software livre vem ganhando espaço muito rapidamente e que muito em breve, empresas como a Microsoft não serão tão atrativas como prega o vídeo.

julio miranda disse...

de um certo modo o autor tem razão na parte da tecnologia que esta crescendo, mas tem coisa que é muito complexa, eu acho muito dificil preve o que vai acontecer daqui a 50 anos por exemplo pelo que a tecnologia ta crescendo mas não de maneira exageirada como ele coloca.

Wellington disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wellington disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wellington disse...

Não há duvidas que tudo que conhecemos irá convergir para a internet, jornais, revista, rádios, cursos a distancia, TV, lojas e etc... Empresas investem milhares de dólares em pesquisas para obter o controle das massa, isso aconteceu em vários momentos da historia humana e como a historia é um ciclo sempre irá se repetir. Abusca do homem em superar Deus é desenfreada, o homem pode se tornar onipresente, estar em vários logares ou mesmo tempo desde que conectado, mas nunca será onisciente e onipotente outras duas características de Deus. Acredito em mundo livre onde a informação transita de forma livre pra todos e não para alguns poucos que se aproveitam da informação e do conhecimento para dominar, assim como a Igreja fez por muito tempo escondendo das massas as escrituras sagradas.
A revolução da informação já começou e devemos quebrar nosso paradigmas e preconceitos pra vivermos em um mundo que muda constantemente.

Unknown disse...

Video exagera um pouco, mas fala a verdade quando o assunto é o lado evolutivo da tecnologia, ele traz informções de como será futuramente com tanta tecnologia disponivel, creio que as pessoas não terão mais vida social, será todo mundo interligado pela internet, mas tbm isso facilita a troca de cultura com outros paises e unificando todos, em só uma cultura... a internet, fazendo com que parem de fazer coisas do tipo, atividade fisica, ou se encontrar com amigos, ou sair de casa pra fazer qualquer tipo de atividade, longe da tecnologia. Quando ele fala que futuramente, as pessoas vão usar só o computador, ou qualquer outro meio de tecnologia que esteja ligado a internet. Hoje em dia ja temos idéia do que está acontecendo, tudo ou qse tudo se faz pela internet, até um ensino superior a longa distância você pode ter, que também não é nada pra se surpreender, vem muita coisa pela frente, e eu estou ansioso.

Unknown disse...

O vídeo nos mostra uma ideia futurista, mas real.
Um item que sempre é colocado a prova, é a Religião(Deus) pois, se questiona se a existência será espiritual ou meramente eletrônica. Os meios de comunicação nos surpreende a cada dia com sua evolução, e em muitos casos com a melhoria na qualidade de visualização dos fatos...Mais neste "ponto" há uma "virgula", pois os meios de comunicação que estão evoluindo muito rapidamente, proporciona a sociedade, de uma forma negativa, a perda da intimidade...
Conseguir se unificar e consagrar-se é uma alegria pra quem a conquista, mas nem sempre é a mesmo para quem a "usa"...
Pense bem, mas não como uma maquina universal.

Unknown disse...

O autor é maluco em comparar o homem com Deus, a frase que inicia o video é "O HOMEM É DEUS", ele não sabe nem o que está falando, porque se realmente o homem fosse Deus, ele saberia de tudo, ele com certeza não iria morrer, e também ele nao iria esperar pelo passar dos anos para lançar tanta tecnologia e informações de uma vez só, se o homem realmente fosse Deus, estaria preparado para isso. Concordo que o avanço tecnologico está sendo enorme, pricipalmente pelo lado da internet, concordo com que o autor disse em relação a o rádio migrar para internet, e também não duvido nada que daqui uns 5 a 8 anos a TV fassa o mesmo, porque o que já tem de sites na internet para assistir programações gratis e em tempo real, ou até mesmo quantas vezes quiser, então acho que esse avanço está beneficiando muito a internet.

Unknown disse...

Certo, antes de tudo vamos admitir que se trata de uma boa produção e muito bem elaborada....
Visto que muitos condenaram o inicio do vídeo por conta da frase inicial, vale lembrar que o "Homem" citado trata-se de um ser digital, aquele q fica la dentro do computador representado por 0 e 1, e não o de carne e osso, porque se não, ai sim seria uma blasfêmia.
E lembrando mais, que só esse "homem" digital e que pode estar em vários lugares e não nós, esta ai o significado da comparação "O Homem é Deus", na minha opinião.
Já o vídeo como um todo, faz um tour em tudo o que aconteceu no mundo digital nos últimos anos, e cria uma perspectiva daquilo que possivelmente será o nosso futuro.
Acredito que não se trata de algo impossível, visto que a cada dia nos deparamos com tecnologias cada vez mais incríveis no nosso dia a dia.

Unknown disse...

Neste vídeo encontra-se a comparação do homem com Deus, com o objetivo de que através da mídia à imagem se propaga em diversos lugares em tempo real com auxilio de uma ferramenta a própria internet. Também traz a pergunta; a onde vai parar com essa evolução cibernética. Acredito que esse assunto abordado durante o decorrer do vídeo não vem bem ao caso de pessoa transformando em um objeto (“Prossumer”) e de ficarem cada vez sem sentimento. Deslumbra que essa evolução irá trazer bastante beneficio para todos bastos cada um saber usar essa ferramenta, com o propósito. E nunca deveremos comparar Deus com a ciência, e sim saber diferenciar com um todo.

Tino disse...

a comparação do homem com deus, se da quando o autor diz que no mundo virtual, o personagem pode realizar o que quiser, como ir a marte ou voltar no tempo, coisa que nemhum ser vivo é capaz de realizar em sua forma fisica. Mas de certo modo a tecnologia esta evoluindo para este ponto se compararmos o que podíamos fazer a 50 anos atras, com o que podemos realizar hoje. muitos colegas aqui levaram para o lado religioso, que nao é o foco do video, e sim a evolução da tecnologia em prol da humanidade, ou não.



Blog: akatino.tumblr.com

Unknown disse...

Na minha opinião as coisas não seriam previstas e demostradas tão fácil como dessa forma apresentada. O que falto ali foi fundamentos de que algo esta caminhando para tal evolução, previsões errôneas sobre avanços tecnológico é o que não falta em nosso passado.. Como a cura da AIDS e das doenças genéticas pelo projeto genoma. No meu ver só foram apresentados supostos projetos capitalistas de empresas de grande porte que visão a dominação do mercado como qualquer outra, não me surpreenderia se algumas dessas empresas falirem em um ou dois anos .Ainda penso que as coisas não são tão fáceis e resumíveis assim como um vídeo prevendo as inovações das próximas décadas em apenas 5:34 min se ainda não sabemos o que nos espera no próximo ano, considero esse vídeo como exposição de desejo consumista de produtos que ainda não existem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.