sábado, 27 de agosto de 2011

Sociedade da Informação e do Conhecimento


http://www.slideshare.net/umbelina/sociedade-da-informao-e-do-conhecimento-1084201

Estudantes de ADS 2011.2 - UNCISAL - Respondam:

Baseado na imagem e epígrefe acima, fazemos parte da Era da Sociedade da Informação e do Conhecimento. a)Que influências o indivíduo direta ou indiretamente contribue para a formação do conhecimento? b)Que pontos negativos e positivos são marcantes para essa geração?

Para complementar seu ponto de vista sobre esse assunto, poste em seu blog, fundamentando sua opinião com a sua pesqusa. Não esqueça de postar a referência.

22 comentários:

Jonathan Fialho disse...

1 - O individuo contribui de maneira direta e indiretamente para a formação do conhecimento, quando nos incentiva a estudar um determinado assunto , como por exemplo, o que o professor Edvaldo Neneu da Silva nos propôs a fazer sobre um determinado assunto.

2 – O ponto positivo desta nova era é de facilmente está ligado a vários tipos de informação através apenas de um click no mouse. Por outro lado, este novo conceito de informação se exige muito de cada pessoa, pois o individuo que não tem certo conhecimento nessa área pode sofrer diferenças sociais e esse é um ponto negativo no meio em vivemos.

Marcinho disse...

1- O individuo contribui de maneira direta e indiretamente para a formação do conhecimento, quando procura sempre novas teclogias, novas pesquisas, novas invenções, etc. Sempre buscando aumentar o seu conhecimento e das outras pessoas.


2- O ponto positivo é, que ficou muito mas facil se comunicar com esses metodos de teclogias, como celulares, redes sociais entre outros.
Ponto negativo é, que muita gente fica vulneravel com essas tecnologias, também pessoas que não tem dominio são discriminadas

Marcinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriele disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriele disse...

1- Vive-se em uma sociedade onde todos tem alguma contribuição em relação a tecnologia, de forma direta ou indireta, seja no banco, no trabalho, na escola, em casa ou até mesmo no modo mais simples de vivência.

2- Pontos positivos: algumas invenções facilitam a nossa vida,também a tecnologoa foi um grande avanço na medicina contribuindo para a cura de muitas doenças.
Pontos negativos:a tecnologia tem tirado o emprego de muitas pessoas pois a mão de obra humana tem sido substituida pelas maquinas, também a poluição no planeta, as pessoas estão mais sedentarias, pois em alguns casos uma simples palma com as mão é capaz de ligar uma lampada e as pessoas que se isoloam em um mundo virtual que não existe.

JessicaB. disse...

a)A construção do conhecimento se da a partir do aprofundamento da história cultural e social dos seres humanos e sobre os seus desenvolvimentos, assim o homem contribui de forma direta para a construção do mesmo, e numa sociedade contemporânea que está em constante mudança, social e econômico existe a necessidade do acesso rápido e pratico a informação, indiretamente o homem é influenciado por essa necessidade de buscar o novo, novas informações e tecnologias facilitadoras.


b)O homem com o passar do tempo tem criado diversos meios para se comunicar e melhorar seu padrão de vida atual. Essas criações que por um lado oferecem um melhor meio de vida, ajudando no transporte, na comunicação, diversão, facilitando trabalhos e acesso a informações em geral, são as mesmas criações que geram os problemas modernos, como a poluição, a substituição de trabalhadores por maquinas, gerando o alto numero de desempregados. Este novo modelo de sociedade é também responsável por grandes diferenças sociais, entre pessoas, empresas e ate países, sendo assim uma sociedade que vive sobre o poder da informação.

JessicaB. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gleicivânia Rufino disse...

1 - Os indivíduos contribuem com o avanço do conhecimento ao produzirem novos saberes e colocá-los em prática por meio dos recursos tecnológicos, fazendo com que esse saber possa chegar a qualquer parte do mundo de forma eficaz e veloz.

2 -
• Os pontos positivos: Fácil acesso às noticias do mundo em tempo real, interação com as pessoas mesmo elas morando perto ou longe. A cada minuto, a chance de conhecer pessoas diferentes e ter mais chances de fazer cursos online, e se qualificar para a obtenção de um bom emprego.
• Pontos negativos:Nem toda a população tem acesso à tecnologia, com isso, as pessoas acabam sendo isoladas e excluídas da sociedade; Os indivíduos que utilizam muito a internet, em alguns casos, acabam criando uma vida virtual e se afastando da sua vida real e isso faz com que aconteça alguns transtornos de personalidade.

Unknown disse...

a) O individuo contribui quando busca o conhecimento de forma unica ou em conjunto para mudar uma situação atual em relação ao futuro, exemplos disso são instituições, associações, comunidades que juntas procuram iniciativas de melhorias no ambiente em que vivem.
b) Um dos pontos positivos deste conhecimento é a abrangência em que as informações chegam ao usuário e a forma que a situação é divulgada, seja ela de forma critica, emocional, jurídica. Quando falamos do ponto negativo é a a forma que a o conhecimento destas informações são muitas vezes distorcidas pela sociedade causando calunias, difamações e destruindo a reputação de um individuo.

Tecnologia no Mundo disse...

a)Que influências o indivíduo direta ou indiretamente contribuem para a formação do conhecimento?
R – Nesta nova era, o mundo está ao seu alcance, isso porque temos uma grande e preciosa ferramenta nas mãos que é a internet, nessa grande rede as informações fluem com uma velocidade impressionante e o individuo pode se aproveitar disso usando essa ferramenta de modo inteligente, postando informações e coletando as mesmas de forma precisa e em tempo hábil, com ela o individuo atinge um grande numero de pessoas estejam ela onde estiverem.

b)Que pontos negativos e positivos são marcantes para essa geração?
R – Os pontos positivos é que nesta nova era a informação está ao alcance de todos e em tempo real. Quero dizer que em pouco minutos com acesso a internet, rodo o mundo sem sair do lugar e em pouco tempo coletando assim uma infinidade de informações, como também levando informações, já se tratando de pontos negativos é que nem sempre essas informações são seguras, e não agregam valor algum, causando assim perda de tempo, que poderíamos ter utilizado com ações produtivas.

paulinha disse...

1)Vivemos numa sociedade em que todos influenciam, direta ou indiretamente para a informação do nosso conhecimento As informações ocorrem de forma rápida, decorrente da razão das inovações tecnológicas incorporadas na vida humana ,no momento em que usamos ou procuramos essas tecnologias ; principalmente nos meios de educação por ser o elemento fundamental de conhecimentos e informações do homem.
2)Pontos positivos:A facilidade em adquirir informações, ter noticias de qualquer lugar do mundo,abrangi seu conhecimento como bibliotecas virtuais cursos e etc.E facilitar nossa vida em diversas áreas
Pontos negativos :Nem tudo que se posta na internet é verdade,ao acessar sets que não são confiáveis podemos danificar nosso computador e outras coisa que pode nos prejudicar,nem todos os avanços tecnológicos beneficiaram nossa sociedade

Davi Bispo disse...

O individuo influencia diretamente quando o mesmo se dispõe a dedicação em busca de respostas e soluções para as perguntas e problemas atuais, e usa de instrumentos variados, desde livros à tecnologia de ponta. Esta geração tem vários pontos positivos, dentre eles destaco um que é a velocidade da informação através da tecnologia da informática, que permite rápido acesso a um mundo de informações. O ponto negativo disto é que ainda não existe censura e leis vigorantes contra o mal uso da internet.

Thiago de Mendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago de Mendonça disse...

a)
Com o uso da tecnologia, o acesso às informações e a produção de conhecimentos, estão muito mais fácil e mais rápido. O conhecimento é fator determinante na produção,seja de bens ou serviços.Logo,o individuo contribue direta e indiretamente, com a criação de novas tecnologias,bens,serviços e a própria informação na definição da qualidade de vida para a sociedade.

b)
A facilidade e a velocidade com que a informação se propaga,com o uso da internet.As inovações tecnólogicas, como a robótica,nanotecnologia,computação quântica. A interação e beneficios para essa sociedade,seriam pontos positivos.
Negativo,talvez a info-exclusão.Os individuos que não se adaptarem a essas novas tecnologias,em um mundo cada vez mais cibernético,será equivalente ao analfabetismo funcional,logo, perderão oportunidades e terão uma enorme devantagem competitiva ao nivel de emprego e cidadania.

Deise Renata disse...

a) Na era da Informação e do Conhecimento, o indivíduo contribui diretamente ao utilizar dessas ferramentas como forma de geração de riqueza e capital intelectual. Por outro lado, o mesmo contribui indiretamente ao fazer uso dos avanços tecnológicos sem aplicações definidas, apenas por adequação ao ambiente virtual.
b) A Geração da Informação e do Conhecimento atua positivamente ao favorecer a comunicação e facilitar transações comerciais, ou seja, agiliza-se diversas atividades. Além disso, os avanços tecnológicos promovem melhorias na saúde, na segurança, na educação, entre outros. No entanto, atua negativamente ao ser instrumento de banalização das informações e aumento das diferenças sociais, pois desfavorece a camada social que não tem acesso aos adventos da tecnologia, o que pode acarretar em desemprego.

Gustavo Henrique disse...

1a) O indivíduo contribui direta ou inderetamente a partir do momento que ele é incentivado ou tem interesse em estudar ou resolver um assunto qualquer melhorando a qualidade de vida das pessoas.

b) O ponto não, mas sim os pontos positivos que conquistamos com essa nova era da informação, onde sabemos de notícias em tempo real, na internet, TV, rádio.Nós nos comunicamos com parentes distantes, amigos... O ponto negativo é que as pessoas ficam mais distantes umas das outras, aumentando as diferenças entre elas e tambem a questão vulnerabilidade.

pgng disse...

a)Os processos sociais e a transformação tecnológica resultam de uma interação complexa em que fatores sociais pré-existentes, a criatividade, o espírito empreendedor e as condições da pesquisa científica, afetam o avanço tecnológico e suas aplicações sociais. Todo individuo está inserido num meio em que a informação é essencial e vital. Hoje todos influenciam ou então sendo influenciados pela informação que nos é incessantemente bombardeada todos os dias, de forma rápida e dinâmica. Com o advento da internet, tornou-se quase universal aos indivíduas o sentimento de compartilhar o conhecimento, dividir experiências e projetar ideias.

b) Positivamente contribui com a formação do conhecimento livre e de fácil acesso a todos, possibilitando agregar mais experiências ao ser humano. E negativamente pode estar relacionada com um conhecimento inútil ou que distorça o real objetivo da informação, onde não há veracidade sobre a fundamentação da ideia propagada.

Everton Araújo disse...

1- O individuo contribui de maneira direta e indiretamente para a formação do conhecimento, quando procura dominar informações novas e/ou compatilhando seu conhecimento, pois o domínio das informações assumiu papel estratégico para os indivíduos, é preciso competência para transformar informação em conhecimento.

2 - O ponto positivo é que enquanto houver a busca do conhecimento por meio de um individuo, sempre haverá o cerscimento pessoal e avanço da sociedade, a velocidade que isso acontece é impressionante e se torna um ponto negativo para quem não consegue acompanhar esse desenvolvimento.

Fernando Bezerra disse...

1- O individuo contribui de maneira direta e indiretamente para a formação do conhecimento, com os seus estudos, buscando sempre novos conhecimentos e teclogogias. Assim torna o conhecimento mas rápido em todo mundo!!

2- Os pontos positivos: fácil acesso as informação pelo mundo em tempo real, dinamica com varias pessoas, agilidade da noticia, entre outros!

Os pontos negativos: muitas vezes usam a tecnologia para enganar pessoas, colocam sites falsos, as vezes afastam o individuo das pessoas, entre outros!!

Unknown disse...

Gente estou adorandooooo mexer nesse blog....a gente compartilha musicas, fotos e emoções....Boa semana!

Edvaldo Neneu da Silva disse...

Muito bem pessoal,

suas contribuições em torno da opinião sobre os pontos positivos e/ou negativos para esta geração, "sociedade da informação e do conhecimento", são muito pertinentes.

Considerando suas opiniões de valores sobre o tema tratado, essa sociedade interagem entre os individuos através de comunicação enovadora - a internet. Se você faz parte dessa sociedade, você precisa, no mínimo, contribuir que essa comunicação sibernética evolue sempre e contribua para o bem-estar da sociedade.

Porém, se você ficar à margem desse conhecimento, você pode ser vítima de uma geração que não contribui para o crescimento social.

Em geral, todos vocês já tem consciencia desses valores e contribuem para que a "sociedade da informação e do conhecimento" chegue ao alcance de todos, assim todas as gerações futuras envelheçam bem e vivam melhor.

Josias Pereira disse...

1 - A formação do conhecimento não é mais uma vontade de outrem,como de pais ou de quem os educa, mas sim de cada individuo que percebe a necessidade de adquirí-la, o conhecimento por ser "ilimitado" atrai as pessoas a buscarem e tentar chegar a um limite de informações no intuito de satisfazer a sua capacidade.

2- Existem muitos pontos positivos que incentivam a nova geração a se reciclar de informações, através da tecnologia que se expande com trabalhos educativos incentivando a desenvolverem seus conhecimentos, a visão de um futuro que está se construindo através de um mundo moderno cheio de possibilidades. Por outro lado existe os pontos negativos dentro deste contexto, que é criado pelo individuo, quando não sabe usar a ferramenta que tem, tendo uma visão muito pequena do mundo, rodeado de tecnologia e não se aproveitando de nenhuma, tornando um individuo distante dessa sociedade.